Voltar

Melhore seu sono com uma dica simples

Este texto alerta sobre os efeitos negativos da exposição à luz azul emitida pelas telas dos dispositivos digitais no sono e na saúde ocular. A luz azul pode interromper a produção de melatonina, prejudicando a qualidade do sono e levando a problemas como cansaço, depressão e obesidade.

Compartilhar Fale conosco

A imagem logo acima dessas palavras provavelmente parece familiar para você. Olhos cansados, luz forte, quarto escuro: o ritual noturno de rolar a tela antes de dormir. Uma tradição consagrada nos tempos atuais, a chamada era do boom tecnológico, verificar seu celular antes de dormir é algo que todos nós fazemos. Infelizmente, de acordo com especialistas, embora “pode ser difícil parar”, parece que “olhar para o seu celular à noite é uma péssima ideia”.

Aqui está o problema: luz azul. Seu cérebro opera em um ciclo chamado “ritmo circadiano”. Esse ritmo controla a produção química relacionada à sonolência e à vigília. A luz azul ativa seu cérebro, dizendo-lhe para acordar o corpo e interromper a produção da substância química do sono (melatonina).

A mesma luz azul emitida pelo sol naturalmente que diz ao seu cérebro para acordar também é produzida pelas telas dos smartphones. Não é preciso ser um optometrista para ver o problema aqui: luz azul em excesso antes de dormir significa nenhuma (ou retardo) da produção de melatonina. Melatonina fraca significa mais dificuldade em adormecer e permanecer dormindo.

Mais do que uma noite de sono ruim

A ilustração acima deixa claro que os efeitos da luz azul são mais do que dormir na noite em que você ficou exposto a ela, como também pode causar prejuízos na memória, acúmulo de neurotoxinas, depressão, obesidade, câncer, cataratas e danos à retina.

Os problemas vão além da hora de dormir. Se você usa dispositivos digitais regularmente, corre o risco de apresentar os sintomas da síndrome do olho digital também conhecida como síndrome da visão de computador.  Os principais sintomas que podem ocorrer após um longo período de uso do dispositivo digital a qualquer hora do dia são:
– Visão embaçada
– Dor nos olhos
– Olhos secos
– Dor de cabeça
– Dor no pescoço

Todos esses sintomas estão associados ao uso prolongado de telas digitais.

Consumo Consciente

A menos que você tome precauções, os problemas associados ao uso de telas digitais acabarão por gerar os resultados listados acima. Para o primeiro dos dois problemas (telas na cama), a solução, por mais difícil que seja no início, é simples: parar de acessar as telas digitais antes de dormir. Abandonar a prática noturna de ficar sozinho com seu telefone ou tablet irá aliviar os problemas associados ao sono com bastante facilidade. A mesma solução se aplica ao longo do dia. Se você não quer experimentar as consequências negativas da exposição à luz azul, não use telas digitais, é simples!  No entanto a maioria das ocupações e passatempos requerem telas hoje em dia. A menos que você planeje largar seu emprego e desistir de seus hobbies, abster-se de telas não vai funcionar. Em vez disso, o consumo consciente é a chave.

Nunca use suas telas sem fazer uma pausa para os olhos pelo menos a cada 20 minutos; afaste-se de suas telas por um longo período após no máximo 3 horas; e considere proteger seus olhos diretamente com óculos de proteção.

Para os óculos que atendem as suas necessidades, aqui na YellooVi temos uma equipe treinada para te atender, com os melhores tratamentos de lentes e a armação feita para você, além de um ambiente aconchegante. Agende sua visita!

Fale conosco pelo Whatsapp Solicite um orçamento